5.9.07

Repressão Paulistana

Esses dias assistindo o jornal da manhã vi a notícia dos policiais em São Paulo atirando e entrando em confronto com os ambulantes que tentavam fazer uma feira na madrugada. Não entendi porque a população pobre que tenta sobreviver no mercado informal é tratada desse jeito pela prefeitura e governo de São Paulo.Será porque eles comercializam mercadorias de contrabando? Se for isso, então a Daslu (a loja que teve inauguração feita pelo ex-governador Alckmin)deveria ser bombardeada, pois essa loja nada mais é do que uma butique de contrabando de grife. Quando a PF entrou na loja e deteve a dona, houve comoção em políticos como ACM, Bornhausen e editoriais irados dos jornalões paulistas. No caso dos ambulantes, manda-se a polícia fazer o trabalho sujo. Aliás, essa parece ser a política de Serra e Kassab para lidar com outros trabalhadores também. É bom lembrar a cena lamentável em que Kassab expulsou com empurrões e xingamentos de baixo calão um cidadão de um hospital público onde este fez um desabafo em forma de protesto. Na imprensa marrom paulista e na Globo o caso foi tido como infeliz e não vi editoriais raivosos generalizando a atitude com "tentações autoritárias" típicas do partido do prefeito e ninguém o chamou de Stalinista. Agora, imagine se fosse a Marta Suplicy ou qualquer outro petista ou político de esquerda que tivesse feito isso. Iriam sugerir até impeachment. Essa mesma truculência com que o prefeito de São Paulo agiu, a polícia paulistana emprega contra perueiros, estudantes universitários, rappers e professores. Manifestações onde têm magnatas milionários e celebridades como aquele ridículo "Cansei", o qual somente os ingênuos e hipócritas acreditam, não há represália.
Tucanos e Demos (ex-PFL) parecem não gostar de protestos, pois proibiram de acontecer na avenida paulista e mandam sempre a tropa de choque para coibi-los. Só nesse ano, além desses confrontos com ambulantes, também teve aquela lamentável atuação da polícia no show dos Racionais na Virada Cultural. Não há justificativa para o que a polícia fez, pois o pessoal que subiu na banca estava meio longe do palco e quase não houve reação contra os policiais. Houve sim, pré-disposição da polícia em sair batendo em todo mundo que estava assistindo ao show e provocando ainda mais o sentimento de revolta daqueles que já são tidos pela polícia como marginais. Se não houvesse a violência policial generalizada, não haveria as depredações e roubo de lojas.
Na passeata anti-Bush também houve excessos da polícia.
Outro exemplo mais recente foi a retirada dos estudantes da faculdade de direito da Usp, onde mais uma vez o que prevaleceu foi o autoritarismo de não negociar e nem ouvir o que os manifestantes estavam reivindicando.
O pior é a grande imprensa, principalmente a Globo, que nas suas reportagens sobre as manifestações mostra só a indignação de motoristas e passageiros de ônibus com o atraso no trânsito. Mostrar o que essas manifestações realmente reivindicam: Nada!
Assim a mídia chapa-branca continua ignorando manifestações contra o governo estadual e municipal e blindando Serra e Kassab de críticas.
Obs: Parte desse artigo foi publicado no Jornal de Piracicaba no dia 04/09/07 na seção Cartas.◦
Share/Bookmark

Nenhum comentário: