29.9.07

Observando as notícias

Semana passada quando li o jornal Folha de S. Paulo e depois "acidentalmente" assisti ao Jornal da Globo da noite, reforcei ainda mais a tese de que a mídia brasileira hoje é um partido político e que ela manipula as informações para satisfazer não só aos donos dessas corporações midiáticas, mas principalmente aos magnatas de outros grupos econômicos.
Quando leio e vejo algumas reportagens, ás vezes me dá muita raiva não só com a notícia, mas também como a forma em que essa é transmitida ao leitor e telespectador. Sinto uma náusea com a hipocrisia, arrogância e desfaçatez de alguns jornalistas, quando esses dão a notícia fazendo caras ora de desaprovação e desprezo, ora de aprovação ( como toda noite faz William Waack) e dando opiniões fora de contexto e reacionárias (como faz Carlos Nascimento e Jabor).
Folha
Nas reportagens da Folha a manipulação é grosseira, pois as manchetes são direcionadas aos leitores tirarem conclusões precipitadas, pois como se sabe a maioria só lê os títulos das manchetes, sempre associando corrupção a um partido (no caso sempre é o PT) e tentando colar os escândalos a figura de Lula.
Recentemente, o esquema do valerioduto que começou com os tucanos em MG, parece ficar em segundo plano, pois as manchetes estão direcionadas a vincular isso somente ao ministro do governo Mares Guia. O pior foi o senador tucano Azeredo dizer que esse esquema irrigou a campanha de FHC em 98 e a imprensa simplesmente por isso nas entrelinhas, mas nada nas manchetes principais. Imagino se essa declaração fosse de algum senador petista. Choveriam editoriais condenando de antemão o governo e a oposição pedindo abertura de CPI imediata, o que lógicamente é de se esperar, mas a imprensa não pode fazer dois pesos e duas medidas.
Jornal da Globo
No jornal da noite da Globo o pseudo-intelectual preferido da classe média Arnaldo Jabor fez um discurso apaixonado e ovacionou a privatização da Vale do Rio Doce. Jabor parecia um cachorrinho que depois de fazer o que o dono gosta iria ganhar um ossinho. E como sempre classificou aqueles que se contrapõem a privatização como: "ex-bolcheviques do PT", "loucos esquerdistas" e coisas do tipo. Condenou os religiosos da pastoral da terra, o MST e qualquer um que tenha ligação com estes. Arnaldo Jabor tem a maior emissora de TV do país para falar o que quiser, mas aqueles que ele acusa não têm nem 15 segundos para mostrar a opinião.
Hugo Chávez
Outra coisa rídicula que eu sempre vejo no jornal é a raiva que a imprensa brasileira tem contra Hugo Chávez. Qualquer declaração deste contra alguma coisa a manchete começa sempre assim: "Chávez ataca ..." . Já vi Chávez ataca mercosul, Chávez ataca os EUA e a última é Chávez ataca escolas. Tudo o Chávez ataca, pois sempre pegam um trecho fora de contexto de uma fala dele para "embasar" tal título. Se os EUA declararem guerra a Venezuela, a imprensa apóia. Por isso acho que quando Chávez disse que alguns políticos do congresso brasileiro são papagaios dos EUA, eu acresecentaria ai a grande imprensa do país também.

Politicamente a imprensa brasileira está ao lado da oposição só que não assume isso, pois se o fizesse estaria prestando um enorme serviço aos leitores e telespectadores. Ideológicamente é de direita e defende a qualquer custo o modelo neo-liberal onde prega a diminuição do estado e a dominação de todos os setores estratégicos por grandes corporações, principalmente estrangeiras. Com isso exerce o papel de mais um partido político e recebe e faz lobbies para empresas e ataca qualquer um que seja contra esse tipo de consenso fabricado.◦
Share/Bookmark

Nenhum comentário: