8.1.10

A Música Clássica na Rússia Stalinista

Outro dia assisti um documentário chamado “Cenas da Vida Musical na Rússia Stalinista” no canal Eurochannel. O filme mostra grandes músicos que despontaram antes e depois da revolução bolchevique em 1917, sendo que alguns já eram consagrados como os maestros Rachmaninoff e Prokofiev. É abordado as dificuldades e condições impostas aos músicos e maestros pelo regime soviético, o qual teve o período mais violento na era Stalinista. Mesmo assim, surgiram músicos e canções fascinantes naquele período como o maestro Gennady Rozhdestvensky , o qual é entrevistado. O documentário me despertou curiosidade, pois gosto bastante de música clássica, embora não seja um especialista, pois toco um pouco de piano e adoro as principais obras dos autores clássicos mais famosos como Chopin, Mozart, Beethoven, Bach dentre outros. Não conhecia esses maestros e músicos russos e fiquei impressionado de ver alguns vídeos disponibilizados na internet de apresentações destes e também mostrados no documentário. As canções clássicas da Rússia feitas na época eram de grande intensidade, começando pelo belo hino soviético que é o mesmo da Russia atual, com modificações em partes da letra, as quais foram retiradas menções ao comunismo. Também tem a cantata de Prokofiev feita em comemoração ao 60º aniversário de Stalin chamada Zdravitsa, que é uma composição muito bonita, mas infelizmente sobre um ditador sanguinário que foi esse líder soviético.
Por isso reproduzo três vídeos para quem tiver paciência e gostar de apreciar a música clássica.
O primeiro vídeo é do excelente pianista ucraniano Richter,onde parece estar um pouco acelerado, mas mesmo assim revela a técnica e precisão que ele tinha. A obra parece ser de Schubert:

O segundo video é do pianista russo Gilels tocando um prelúdio lindo de Rachmaninoff:

O terceiro e ultimo vídeo é um vídeo amador de uma apresentação da orquestra de Moscou executando uma canção patriótica soviética muito bonita chamada “Sacred War” composta por Alexander Alexandrov em 1941, o mesmo compositor do hino da União Soviética:

Share/Bookmark

Nenhum comentário: