8.7.10

Serra é um perigo à liberdade de expressão

O jornalista Heródoto Barbeiro, que vinha apresentando o programa da TV Cultura Roda Viva desde 2009, foi afastado depois que ele questionou duramente José Serra sobre os pedágios. O vídeo abaixo mostra esse episódio e de como todo jornalista deveria entrevistar políticos tucanos:



Vejam a truculência, estupidez e autoritarismo de Serra nas suas respostas ao jornalista. Aliás, devolve a pergunta ao entrevistador, bem no estilo Maluf, para tergiversar sobre o assunto. Em outro vídeo ele teve atitude semelhante quando foi também questionado sobre os pedágios por um jornalista. Ele tentou, como sempre faz, dizer que era coisa do “trololó petista”, pois sempre que é questionado sobre algo incômodo ele sai com esta. O ex-(des)governador mentiu sobre os pedágios da rodovia Ayrton Senna, pois disse que o preço caiu pela metade, mas não disse que a cobrança dobrou cobrando na ida e na volta e assim o preço continua o mesmo, mas só aumentou as praças de pedágio. Aliás, os pedágios paulistas são uma vergonha de tão caros que são, os quais oneram todos os cidadãos do estado. Não é a toa que Serra recebeu apropriadamente o apelido de Zé Pedágio. Lógico, no mundo do Serra e da grande imprensa (PIG) o pedágio não é caro e abusivo, nós que sentimos no bolso a cada viagem que fazemos ou produto que consumimos no estado, estamos errados, pois é tudo coisa do PT. Essa sandice deve ser porque Serra e os barões da mídia só andam de helicóptero. Mas os pedágios abusivos será assunto de outro texto. Agora foi lançado o Pedagiômetro.
Pra quem não sabe a TV Cultura sofre interferência direta do tucanato paulista, pois é mantida pelo governo do estado de São Paulo. Depois que Serra assumiu o governo estadual, a pressão e a censura a qualquer voz discordante aos jornalistas da emissora aumentaram e aqueles que o ex-(des)governador não tinha simpatia foram anulados, afastados de suas funções ou demitidos. O jornalista Luís Nassif é um exemplo, pois foi mandado embora no começo do ano passado por divergências e opiniões que nunca agradaram Serra. Agora foi a vez de Heródoto Barbeiro, pois Serra sempre o tachou de “petista” e já havia sido afastado do Jornal da Cultura. Depois dessas perguntas, foi a gota d´ água para Heródoto sair do programa e dar lugar à ninguém menos que Marília Gabriela. Serra é tão autoritário que persegue não só jornalistas, mas qualquer um que o contrarie, como foi o caso do maestro John Neschling, que regia a Osesp. Depois de uma desavença entre Serra e o maestro, Zé Pedágio mandou FHC rescindir o contrato com Neschling. Serra também é conhecido por pedir a cabeça de jornalistas que façam reportagens contra seus governos e onde pode mexer, ele articula para beneficiar tanto grupos midiáticos quanto alguns “jornalistas” que ele gosta. O PIG já é seu cabo eleitoral faz tempo e segue a risca o manual de conduta exigido por Serra, que é o de não questioná-lo e não criticá-lo. Um exemplo de um típico jornalista que Serra gosta é esse da foto abaixo.


Esse é o leão de chácara do Serra no PIG e na internet, o qual é conhecido como Reinaldo Azevedo, ou melhor, Esgoto Azevedo. Ele milita no panfleto político-partidário-ideológico chamado revista Veja. Atua como cabo-eleitoral não só do Zé Pedágio, mas como do seu partido e é o guru da extrema-direita no Brasil atualmente. Serra já tentou retribuir o “serviço” prestado pelo Esgoto, pois queria que o mesmo tivesse um programa na TV Cultura e forçou várias vezes o programa Roda Viva para aceita-lo na banca do programa. Ainda não deu certo, mas depois de trocar Heródoto Barbeiro por Marília Gabriela não vai ser surpresa colocar um Esgoto para bajular e defender o chefe.
Portanto, Serra é o verdadeiro perigo a liberdade de expressão e imprensa no país, pois se eleito irá fazer o expurgo dos poucos jornalistas sérios que sobraram e censurar a imprensa independente.


Share/Bookmark

Nenhum comentário: