29.8.10

A boataria dos e-mails delirantes

Não é de hoje que recebo e-mails diversos, os quais sempre dizem revelar alguma coisa que ninguém sabe, alertas sobre roubos de carros e casas e vários textos atribuídos a grandes autores que nunca os escreveram. Isso sem contar os e-mails pedindo ajuda para tratamentos, pessoas desaparecidas e as famosas correntes de que se você não mandar o mesmo e-mail para tantas pessoas o azar vai tomar conta da sua vida. Nesse último caso, eu estaria condenado ao azar perpétuo, pois nunca reencaminho estes e-mails. Mas, os que têm chamado minha atenção ultimamente são as correntes de e-mail políticas que nesse momento perto das eleições se intensificaram. A maioria são e-mails contra a candidatura petista de Dilma Roussef, que segundo as pesquisas eleitorais, está a ponto de levar a eleição no primeiro turno. Eu não confio muito em pesquisas e duvido ainda que isso possa ocorrer, mesmo torcendo pela derrota de José Serra.
Esses e-mails têm aquele cunho apelativo, alarmante e moralista que quase sempre terminam com a frase: “Acorda Brasil!”. São características que você consegue perceber e ver sendo muitas vezes repetidas em rodas de conversa ou até mesmo em leitores reacionários instigados por estes e-mails falsos nas colunas destinadas aos missivistas.
Começo por um exemplo clássico destes e-mails falsos que é aquele sobre o filho do Lula que teria comprado uma fazenda no interior de São Paulo por exatos R$ 47 milhões e também fazendas no Pará. O mais hilário de tudo é que o “esperto” do autor da mentira e que fez os slides sobre a terrível descoberta, colocou essa foto para ilustrar a suposta propriedade do filho do Lula.

Para quem é de Piracicaba ou conhece as universidades daqui, nesse momento está rolando de rir. A foto acima é justamente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e mostra até onde vai a falta de escrúpulos desses boatos, pois pra quem não conhece e acredita nesses e-mails também acreditou em mais uma mentira. Aliás, pra quem quiser visualizar o conteúdo desse e-mail pode acessar aqui e também pode ver o desmentido nessa reportagemda IstoÉ Dinheiro Rural, que localizou o verdadeiro dono da tal fazenda no interior de São Paulo. Outra características desses e-mails delirantes e mentirosos é estampar a capa da revista mais mentirosa do país e que é considerada o esgoto do jornalismo: a Veja.
O pior é um jornal de um grande veículo de comunicação como a Folha de S.Paulo que publicou aquela ficha da Dilma Roussef, a qual foi provada que era falsa, pois era uma montagem que começou a circular também através de mais um e-mail boato. Apesar que isso era de se esperar do principal veículo de propaganda eleitoral do Serra. Mas até hoje as pessoas continuam mandando o e-mail com essa ficha falsa com o mesmo objetivo de tentar alarmar os mais ingênuos sobre uma possível implantação de uma ditadura comunista com a eleição de uma “guerrilheira”.
Também há um recente e-mail boato dizendo que Dilma não pode entrar nos EUA e em outros 11 países devido ao seqüestro do embaixador norte-americano no Brasil durante a ditadura militar. A questão é que Dilma não participou da ação e de nenhuma ação armada durante a ditadura e a foto abaixo joga pelo ralo mais um e-mail delirante e mentiroso.
Para finalizar, o último e-mail boato que recebi mostra como uma pessoa quando quer agir de má-fé não tem medo do ridículo e de ser tão burra e ainda ser respaldado por um político com alto cargo na esfera pública. O assunto alarmante do e-mail era sobre o roubo de ovos de tartaruga nas margens do rio Solimões em um assentamento do MST. Antes de qualquer coisa vejam uma das fotos do e-mail para “provar” a acusação.

Quando vi isso, fiquei pasmo não só pela mentira de dizer que isso era feito pelo MST, mas pela foto mostrar que aquelas ondas ao fundo não eram de um rio. É óbvio, não é? O pior que não, pois o histriônico deputado Raul Jungmann (PPS) repercutiu essa insanidade como se fosse verdade. Aliás, tinha que ser ele, o qual é um dos maiores inimigos dos movimentos sociais e uma das fontes de boatos políticos que alimenta a grande imprensa brasileira. Depois o próprio teve que reconhecer a mentira e publica-la em seu site como pode ser visto aqui.
Só para esclarecer a trágica foto é que isso ocorreu na Costa Rica e que segundo o governo de lá isso é permitido nas duas primeiras desovas das tartarugas. É uma imagem terrível de se ver e parece que o problema é a fiscalização precária em relação a isso.
Enfim, a boataria que circula nos e-mails infelizmente acaba sendo “fonte” de informação de muita gente que acaba repercutindo como verdade. É preciso prestar muita atenção e verificar esses e-mails para não perder o senso do ridículo e achar que uma praia é a margem de um rio.


Share/Bookmark

Nenhum comentário: