9.6.12

As notícias e a corrida eleitoral em Piracicaba


A minha suspeita sobre o comportamento do Jornal de Piracicaba (JP) em relação ao agora oficialmente candidato a prefeito, Gabriel Ferrato (PSDB), que escrevi aqui, parece estar se confirmando, como demonstra a foto da capa do jornal do último domingo. Sei que ainda é cedo, mas algumas análises de imagens e notícias do JP são interessantes. Como todos sabem, Barjas Negri, é super popular aqui em Piracicaba, devido a sua política do asfalto em detrimento do transporte público e saúde, mas que rendeu uma admiração que muitas vezes chega na idolatria do político. Coincidentemente a foto da capa da edição de domingo (a qual geralmente é a mais vendida da semana) mostra Ferrato e Barjas juntos, em uma clara tentativa de associar o prefeito ao seu candidato. Muitos dizem que isso é normal, mas lembro muito bem quando Lula fez isso com a Dilma, todos o criticaram, mas aqui isso é normal. Vale a pena comparar o anúncio da candidatura no JP com o outro jornal da cidade, A Tribuna Piracicabana, que deu destaque à um tema bem mais importante para a população que era a greve dos motoristas de ônibus da cidade. 

A Gazeta de Piracicaba não vale a pena nem mencionar, pois a mesma, às vezes, parece ser até assessora oficial de imprensa da prefeitura, devido a "babação de ovo". Ferrato foi candidato escolhido por Barjas pessoalmente, mas que o que se ouve por ai é que não tem muita simpatia nem entre colegas de partido. Sua gestão na pasta da educação é bem avaliada por alguns, mas que entre a maioria dos professores da rede já é o contrário. Uma das últimas atitudes de Ferrato na pasta foi o anúncio de 400 vagas para o bolsa creche (sim, isso que tucanos parecem ter nojo dessa palavra, mas usam quando bem lhes convém), pois sua pasta foi contestada pela Defensoria Pública do Estado exigindo vagas em creches na cidade. A solução foi transferir recursos públicos para entidades privadas ao invés de construir mais unidades para o ensino infantil.

Voltando as análises de notícias do JP, o mesmo, na edição seguinte, de terça -feira, mostrou a última atitude do candidato na pasta que é uma atitude "nobre" sobre um programa com um nome bonito para anunciar no final de mandato: "Paternidade Responsável". Agora é aguardar as próximas edições para ver se realmente minhas suspeitas vão se concretizar ou não a respeito de um certo tendencionismo do JP em eleger o candidato do atual prefeito de Piracicaba. Aproveito essas análises de notícias do JP para uma indagação sobre um outro político da cidade, o qual é aliado do prefeito também: José Luiz Ribeiro. Ele era conhecido por Zé Luiz do Sindicato e depois que se tornou vereador ficou só Zé Luiz. Ele tentou o cargo de deputado, mas não deu certo e na época de vereador quando se tornou aliado de Barjas se filiou ao PSDB. Agora trocou de partido novamente e atualmente é do PDT. Em uma edição dessa semana do JP, o jornal deu destaque (a meu ver)excessivo à Zé Luiz, o qual será candidato novamente a vereador em Piracicaba e que deve estar costurando politicamente apoio ou não ao candidato Ferrato. 

Já não bastava a foto do candidato na capa do jornal, mas depois mais duas fotos dele na reportagem e na mesma página! Achei um pouco exagerado essa exposição de um cara que é candidato novamente a uma vaga na Câmara de Vereadores. Aliás, Câmara essa que aumentou não só o número de boquinhas, quer dizer, de vagas, de 16 para "apenas" 23, mas também aumentou em 80% o salário dos próximos "nobres" vereadores. Como a maioria, infelizmente, se reelege sempre, essa atitude foi para garantir o futuro deles mesmos. Enfim, as eleições estão bem próximas e o eleitor terá que ser bem criterioso em não só em escolher um candidato, mas também prestar atenção para não ser manipulado com um certo tendencionismo da imprensa da cidade.

Share/Bookmark

2 comentários:

jairo teixeira mendes abrahão disse...

Beto.
Estou querendo lhe enviar cópia de texto que enviei ao JP a propósito de carta de Ademir Boni e, que m,até agora não foi publicado. No entanto não sei como encotrar seu e-mail. Seu irmão me deu ha algum tempo, mas eu perdi.
Por favor comunique-se comigo.
Abraço

Jairo

mircol@oi.com.br

Beto - J.H.V. disse...

Manda pra mim sim Jairo.
Meu e-mail: jhventurini@yahoo.com.br.

Obrigado