1.7.12

As notícias e a corrida eleitoral em Piracicaba - II

Só para não deixar passar, há algum tempo, desde que começou a corrida eleitoral aqui em Piracicaba, atentei para uma certa tendência do principal jornal da cidade, o Jornal de Piracicaba (JP), em favorecer o candidato tucano. Já demonstrei em artigos anteriores aqui do blog sobre isso. E agora faço uma observação também das chamadas do jornal para as notícias sobre os anúncios dos candidatos a vice-prefeito. Pois bem, Piracicaba está com três principais candidatos a prefeitura: Gabriel Ferrato (PSDB), Roberto Felício (PT) e Pastor Dilmo (PV). Começando pela análise do anúncio da convenção do PV para discutir o vice, o JP deu pequeno destaque na capa no canto inferior direito.
Já o anúncio do vice petista não foi dada nem chamada de capa e deixaram a matéria para página A6, quase no meio do jornal.

 


Agora, na edição de domingo, a qual geralmente é a mais vendida, o JP simplesmente dá como principal notícia o anúncio da candidatura do vice do PSDB.
Sei que isso não é o principal fator que influenciará as eleições municipais piracicabanas, mas gostaria de saber o critério do JP ao abordar de formas tão diferentes essas candidaturas. Por ser ainda um jornal com  certa influência na sociedade piracicabana, será que a busca por um equilíbrio não é o caminho mais democrático ao abordar os candidatos? Isso é só uma observação inicial sobre a cobertura midiática das eleições, pois se for partir para o tendencionismo explícito é melhor que o jornal deixe claro para os seus leitores o candidato que apoiarão. Ai sim, seria uma atitude mais coerente e democrática.

Share/Bookmark

Nenhum comentário: