30.9.12

Ofensiva religiosa na reta final das eleições em Piracicaba

Não é de hoje que setores das igrejas, tanto evangélicas quanto a católica, influenciam e fazem parte da política no Brasil. Os interesses são enormes e vemos todos os candidatos terem que agradar a todas as partes religiosas envolvidas, pois sabem que o poder de mobilização de padres e pastores, por exemplo, é grande. Ainda mais se a instituição da própria igreja for contra ou a favor de candidatos ou partidos. Cada vez mais os membros das igrejas cristãs, principalmente das chamadas "neo-pentecostais", estão se elegendo com uma verdadeira pregação conservadora e retrógrada.
Os temas mais polêmicos que entram em colisão com os setores religiosos são o aborto e os direitos de reconhecimento da chamada "comunidade LGBT (Lésbicas,Gays,Bissexuais,Travestis,Transsexuais e Transgêneros). 
Pois bem, em 2010, a campanha política presidencial foi contaminada pela radicalização de setores de algumas igrejas contra a candidata Dilma Roussef devido as posições históricas do PT em relação a esses temas. Lembro que ouvi e vi (principalmente nas correntes de e-mail) de tudo, como por exemplo, que a Dilma iria "aprovar o casamento gay" e que iria "legalizar o aborto". Na época, José Serra aproveitou isso e atacou a adversária, pois quem não se lembra da cena de um parto e um bebê chorando na propaganda dele, jogando sujo como sempre.
Agora em 2012, a ofensiva religiosa voltou nas campanhas municipais com candidatos das próprias igrejas ou apoiados literalmente por algumas destas. Além disso as campanhas delirantes e difamatórias voltaram junto. 
Aqui em Piracicaba, temos um candidato a prefeito que é pastor e vários outros, também pastores, candidatos a vereador na cidade. Hoje recebi um panfleto que foi colocado em carros estacionados na frente de uma igreja católica, a qual reproduzo abaixo:
Fiquei impressionado com o nível que chegou esses que podem ser chamados de radicais. O alvo agora é somente o PT, pois esse seria contra a tal "lei moral" que esses católicos acreditam. Então pedem para que ninguém vote em candidatos do partido, fazendo assim uma militância política suja e baixa. 
Não sei qual o medo destes radicais aqui em Piracicaba, pois o PT quase não tem representação política aqui e seu candidato a prefeito está bem longe do candidato oficial da prefeitura, que pertence ao partido hegemônico da cidade que é o PSDB. 
Lendo a carta, no final, aparece o link do site de um tal de Padre Paulo Ricardo, o qual fui conferir pra ver do que se tratava. Depois de ver o referido site fiquei mais impressionado ainda em ver como um padre como este consegue ser tão fanático e pregar tanto ódio com tanta desinformação e ignorância. Pra se ter uma ideia do nível do site, há um vídeo onde diz "como se livrar do vício da masturbação?"!!! 

Como percebe-se na foto acima, é do site desse padre que foi tirada a carta que foi distribuída nos carros na frente da igreja. Tem até vídeo dizendo do "por que" não votar no PT! Como diz no site que é pra assistir e divulgar, parece que os radicais católicos aqui de Piracicaba levaram ao pé da letra e imprimiram o "manifesto" (opa, isso é coisa de comunista!rsrs) para divulgar dessa forma há uma semana das eleições municipais.
Portanto, essa campanha político-partidária desses católicos mostra o grau de alienação que alguns chegam, pois se esquecem que o estado é laico. Sei também que esse delírio e insensatez em relação ao PT não é exclusividade destes radicais católicos, mas é compartilhado por radicais de outras igrejas e também de pessoas que ainda vivem com a sombra e paranóia do "perigo vermelho" na cabeça.


Share/Bookmark

Nenhum comentário: