24.9.12

PSDB: campeão dos "fichas-sujas" e a mídia

Uma notícia dada sem alarde e sem qualquer pré-julgamento a um partido político é a que trata de uma pesquisa sobre candidaturas impugnadas para as eleições para prefeito deste ano. Com base na recente lei Ficha Limpa, 317 políticos no Brasil foram impedidos de seguir com as respectivas candidaturas em seus municípios. Analisando os partidos com mais políticos condenados, entende-se o porque da notícia não ter sido escandalizada pelos grandes meios de comunicação. 
Destes 317, o partido líder no número de políticos impugnados é o PSDB, com 56. Se você é daqueles que só lê a revista Veja, os jornais Folha, Estadão ou Globo e termina por acreditar piamente no Jornal Nacional deve estar estranhando, não é? Garanto que você esperava outro partido líder nesse quesito, mas para quem é assim pode parecer uma surpresa. Pois bem, o PMDB (maior partido político do país) é o segundo com 49 barrados e o PP é o terceiro com 30. O PT, para quem é alienado pela grande mídia e acha que o partido é a personificação do mal e da corrupção no país, é o oitavo colocado com 18 condenações. Longe de justificar ou querer "santificar" um partido, mas isso serve para demonstrar o partidarismo com que a imprensa no país trata questões sérias como a corrupção. 
Desde o governo Lula, a maior parte dessa imprensa adotou o PT como inimigo e se associou de vez aos partidos da oposição, principalmente ao PSDB. Mesmo que alguns não acreditem haver diferenças entre partidos, essa mídia faz a diferença entre eles. 
Diante desse fato é só evidenciar e observar criticamente o posicionamento dessa imprensa quando algo associado a corrupção envolve o Partido dos Trabalhadores. A gritaria é geral e começa pelos portais da internet destacarem a notícia envolvendo o partido e seguido nas principais manchetes dos jornalões, capas de algumas semanais e finalmente dada com muita ênfase pelos principais âncoras dos telejornais. Não para por ai, pois não se esqueça que daí vem o pré-julgamento sentenciando a pecha de corruptos ao partido por editoriais, articulistas e até comentaristas dos jornais televisivos. 
Na época de eleições, como estamos vivendo agora, não é difícil perceber como, por exemplo, a imprensa paulista está associada a candidatura de José Serra (PSDB) produzindo manchetes para o mesmo até usá-las nas suas propagandas. 
Aliás, estamos entrando em uma nova fase de oposição, onde parte do Superior Tribunal Federal (STF) parece ter entrado no jogo político junto com os partidos de oposição ao governo federal e a grande imprensa. Não é mera coincidência o julgamento do "mensalão" ser feito bem nessa época e fatiado para coincidir certinho com os dias anteriores ao dia da votação. Sem falar na pressão dessa imprensa sobre os ministros para a condenação dos políticos envolvidos e principalmente para atingir politicamente o PT visando as eleições municipais. 
Essa mídia martela há anos que o PT é o partido símbolo da corrupção e muitas pessoas acabam acreditando nisso, pois fazem uma análise superficial e alienada do tema. Usam como base o número de notícias negativas veiculadas ao partido e não levam em consideração o partidarismo e manipulação dessa imprensa. Aliás, alguns órgãos de comunicação, como a revista Veja, viraram panfletos ideológicos sectários onde usam até a linguagem chula para atacar seus adversários políticos. A revista ainda conta com articulistas que utilizam de uma delinquência mental verborrágica para isso, onde se destaca o blogueiro (tido como o esgoto do jornalismo brasileiro) Reinaldo Azevedo, o qual cunhou o termo pejorativo e infantil "petralha", em alusão aos irmãos metralha e o PT. Com essa notícia, esse termo cai por terra, pois o partido que o blogueiro tanto defende é o campeão de impugnações na justiça eleitoral. Sobre isso o excelente jornalista Paulo Moreira Leite (que ainda é uma exceção na grande imprensa) fez uma análise certeira sobre isso onde diz que "Petralha é Lenda".
Portanto, se essa notícia tivesse o PT como líder dos partidos com politicos "fichas-sujas", a repercussão na imprensa teria sido totalmente diferente e escandalosa. E isso evidencia o partidarismo desta quanto a conduta moral e ética dos partidos.

OBS: Quando faço essa observação crítica do comportamento da mídia em relação a diferença de tratamento dada à alguns partidos, muitos me tacham de "petista" ou o termo pejorativo cunhado pelo blogueiro da Veja. Lembro que nunca fui filiado a nenhum partido político e sobre esse comportamento midiático, o ideal não é favorecer partido A ou B, mas sim buscar um equilíbrio sobre as notícias e proporcionar aos leitores e telespectadores a diversidade de opiniões existentes quanto aos temas tratados.

Share/Bookmark

Nenhum comentário: