13.12.14

O caso Petrobras é subterfúgio para tentativa de golpe e volta das privatizações

Agora que já se passou a eleição presidencial e Dilma Roussef foi reeleita presidente do Brasil, a oposição de direita, a maior parte da grande imprensa e meia dúzia de alienados delirantes por esta, investem pesado contra a Petrobras. Logicamente que denúncias de corrupção devem ser apuradas e esclarecidas e se hoje está sendo divulgado tudo isso, mesmo que de forma manipulada pela imprensa somente contra o governo federal atual, é porque esse mesmo governo não está abafando ou impedindo o trabalho da polícia federal e justiça. O que querem mesmo é enfraquecer Dilma Roussef e o PT para dar o golpe e impor uma agenda econômica retrógrada da qual o país já viveu, principalmente na década de 90 com as privatizações.
A Petrobras sempre foi a obsessão tanto do governo FHC quanto da grande imprensa brasileira para desestatiza-la completamente, pois seu capital é aberto sendo o governo o maior acionista. Mas primeiro querem é forçar um 3º turno e se obtiverem sucesso completarem o processo de privataria no país.
Aliás, privataria essa que foi muito bem investigada e descrita pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr. no livro "A Privataria Tucana" .Com base em documentos, principalmente da CPMI do Banestado, Amaury mostra como foram os esquemas para lavagem do dinheiro nesse processo. Isso envolveu membros do governo FHC, principalmente o tesoureiro tucano Ricardo Sérgio e indiretamente caciques do PSDB, onde o genro e a filha de José Serra são citados. Era para ser reaberto o debate sobre como foram esses processos de desestatização da década de 90, pois ali foram feitos os maiores leilões. A meu ver, foram verdadeiros crimes de lesa-pátria onde foi priorizado somente os interesses do grande capital e dos grupos políticos e midiáticos que atuaram para isso acontecer. 
As privatizações resultaram em uma perda incalculável das riquezas naturais do país e desenvolvimento técnico-científico realizado principalmente nos setores estratégicos como a siderurgia, a petroquímica, a mineração, o elétrico, o de petróleo e gás e de telecomunicações. Foi uma perda da soberania nacional, onde falsamente foi propagado que tudo isso iria resultar na diminuição da dívida e que o governo iria priorizar saúde e educação. Na época, onde reinava o PSDB e a grande imprensa sempre como aliada, isso foi minimizado e nenhum desses dois setores foi priorizado. Quiseram passar a imagem de que as desestatizações foram benéficas ao oferecer mais serviços e de supostamente aumentar os dividendos das empresas privatizadas. Nesse último caso o que aumentou foi o lucro dessas empresas onde a maior parte foi parar no bolso de seus acionistas e matrizes de empresas estrangeiras. Já a balela da maior oferta de serviços e suposta concorrência, o caso mais emblemático é a telefonia. Só um dado que a imprensa nunca diz sobre a privatização das teles, que deixaria todos perplexos, é de que o governo FHC investiu 21 bilhões de reais no setor antes de vende-lo a preço de banana (nesse caso, foram cerca de 8 bilhões de reais, sendo metade financiado pelo próprio governo via BNDES através de moedas podres). Com infraestrutura e tecnologia feita e desenvolvida com dinheiro público ficou fácil para aumentar os serviços, mas por outro lado os piorou.
Sobre o tema das privatizações em geral, o melhor jornalista que fez o que todo jornalista deveria ter feito foi Aloysio Biondi, o qual de certa forma denunciou o espólio que foram as desestatizações. Abaixo estão os links do seu excelente livro "O Brasil Privatizado" e também um artigo de um profissional da área de comunicação, Eduardo Stella, que fala sobre esse engodo da modernização da telefonia:

O Brasil Privatizado: Um balanço do desmonte do Estado - Aloysio Biondi

Desmistificando o “trololó” da modernização da telefonia no Brasil - Eduardo Stella

O tema em torno das privatizações sempre suscita debates acalorados na internet e hoje alguns ressuscitam a tese de que a desestatização é um dos meios para acabar com a corrupção. Nada mais falso e dissimulado isso, pois o que vemos hoje e sempre se soube de que tem o outro lado, que são os corruptores. 
 Portanto, o caso da Petrobras hoje revela esse intuito maior que é sua privatização e consequentemente volta desse processo danoso ao interesse público no país. Para isso, contam com o grande aliado de sempre que é a grande imprensa brasileira. Isso é verificado nas manifestações de cunho fascista e golpista onde os alienados exibem sua total ignorância e estupidez ao exibir capas da Veja e voltam a paranoia da época da guerra fria. 
 Finalizo esse texto com o excelente e didático documentário do Silvio Tendler chamado: "Privatizações: a Distopia do Capital".

Share/Bookmark

Nenhum comentário: